Laudos Técnicos de Engenharia

Os laudos técnicos são feitos por Peritos, Engenheiros ou técnicos. Os laudos são feitos especialmente para avaliar determinada situação.

[Laudos Técnicos de Engenharia]
Laudos Técnicos de Engenharia

Qualquer nova construção necessita de laudos técnicos de engenharia, para estar documentada e de acordo com as leis vigentes. Os laudos têm o intuito de verificar se a obra se encontra nas condições necessárias, evitando-se, assim, problemas estruturais futuros. Além disso, os laudos técnicos de engenharia documentam diversos detalhes sobre a obra ou a construção pronta, a respeito de sua estrutura, equipamentos, instalações elétricas, entre outros, elaborados após a visitação do profissional ao local.

Por que obter Laudos Técnicos de Engenharia?

Os laudos técnicos de engenharia são documentos imprescindíveis para qualquer empreendimento pois possuem a finalidade de avaliar, resolver problemas, contribuir com a manutenção e prever falhas construtivas que possam existir, por exemplo: infiltrações, fissuras entre outras anomalias de uma construção.

Qual a importância dos Laudos Técnicos de Engenharia?

Os laudos técnicos de engenharia são essenciais para peritos, pois neles são relatados tudo o que foi observado no empreendimento, contendo detalhes minuciosos do estado em que se encontra e por conta disso, caso seja realizada alguma auditoria é de extrema importância possuir esses laudos para maior controle.

Com a obtenção dos laudos técnicos de engenharia será possível identificar futuros problemas antes que eles causem algum dano ao seu empreendimento que em muitos casos podem chegar a ser irreparáveis.

Como é a obtenção dos Laudos Técnicos de Engenharia?

Não são estipulados quantidades e tipos de laudos que o empreendimento deve conter, porém é essencial que o mesmo possua todos os laudos e certificados de todas as suas áreas e equipamentos. Um fator essencial é que o laudo possua informações extremamente detalhadas que foram identificadas pelo profissional responsável através do seu trabalho pericial sobre um rigoroso critério de observação.

[Solicite um Orçamento]
Solicite um Orçamento

Você tem alguma dúvida?

Se a sua empresa ainda não tem sua marca Registrada, ou tem, mas se você acredita que ele pode, ou deve ser atualizado, entre em contato e solicite um orçamento.


Clique Aqui

Principais Laudos Técnicos de Engenharia emitidos.

Diversos Laudos são emitidos para várias finalidades, destacando-se Licenças de Funcionamento e Segurança da edificação e das instalações. Destacamos aqui alguns dos laudos que realizamos.

O Laudo Técnico de Segurança e Estabilidade da Edificação atesta as condições dos elementos estruturais da edificação, conforme as exigências e padrões municipais, realizado por um Engenheiro Civil devidamente qualificado para essa finalidade.

Sua função é realizar uma análise técnica minuciosa dos elementos estruturais da edificação, visando a prevenção de colapsos estruturais que possam comprometer a segurança dos ocupantes da edificação.

A análise técnica busca possíveis patologias estruturais ainda em sua fase inicial, que possam comprometer a estabilidade da edificação, como corrosão, oxidação, carbonatação do concreto, ataques de CO2 e demais patologias, que apresentam um custo relativamente elevado para recuperação se não constatadas em tempo hábil.

O Engenheiro vai até o local da edificação e faz uma análise técnica dos elementos estruturais, seguindo critérios exigidos e estabelecidos pela prefeitura, e emite o Laudo Técnico, assinando como responsável técnico pela análise.

O Projeto de medidas de Segurança contra Incêndio e Pânico, bem como a implantação do sistema necessário para a obtenção do AVCB/CLCB é uma das atividades desenvolvida pelo nosso corpo técnico.

O Laudo Técnico para renovações com o objetivo de identificar o estado geral de todos sistema de proteção contra Incêndio de Edificações, observando os aspectos de desempenho, funcionalidade, vida útil, segurança, estado de conservação, manutenção, utilização e operação, indicando aos clientes as devidas medidas corretivas a serem adotadas, normalmente solicitado em situações de pré vistoria a fim de aprovação do AVCB , atendimento de solicitações de Companhias de Seguros e situações de periculosidade em empresas e industrias.

A norma NBR/ABNT 16.280/2014 de 18/03/2014, estabelece que toda reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno, necessitará ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo decadencial (a partir do qual vence a garantia). Após este prazo, exigirá laudo técnico assinado por engenheiro civil.

O síndico ou a administradora, com base em parecer de especialista, poderão autorizar ou proibir a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação.

Vejam alguns exemplos da necessidade do laudo e da ART:

  1. Troca de piso e revestimentos;
  2. Remoção de janelas e portas de sacadas;
  3. Instalação de aparelhos de ar condicionado;
  4. Instalação de banheiras e ofurôs;
  5. Perfurações de laje, vigas e colunas com ou sem ferramenta de impacto;
  6. Envidraçamento de sacada;
  7. Remoção de paredes e elementos estruturais;
  8. Modificações que comprometam a estrutura do imóvel;
  9. Instalação ou reforma de equipamentos industrializados;
  10. Reforma do sistema hidros sanitário;
  11. Reforma ou instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio;
  12. Instalações elétricas;
  13. Instalações de gás;
  14. Reforma ou instalação de aparelhos de dados e comunicação;
  15. Reforma ou instalação de aparelhos de automação;
  16. Instalação de qualquer componente à edificação, não previsto no projeto original ou em desacordo com o manual de uso, operação e manutenção do edifício ou memorial descritivo;
  17. Alterações que possam interferir na integridade ou na proteção mecânica;
  18. Alteração no sistema de vedação que interfira na integridade ou altere a disposição original;
  19. Alterações no sistema ou adequação para instalação de esquadrias ou fachada-cortina e seus componentes.

O Engenheiro Civil é o responsável pela realização do Laudo

Principais Procedimentos Adotados:

  1. Checagem de todos os itens do Memorial Descritivo;
  2. Checagem de Elementos Estruturais / Fundação e Alvenaria;
  3. Checagem de Pintura;
  4. Checagem de Portas/ Trincos/ Fechaduras;
  5. Checagem de Nivelamento de Pisos;
  6. Checagem de Assentamento de Azulejos e Pisos;
  7. Checagem de Instalações Hidraulicas;
  8. Checagem de Instalações Eletricas;
  9. Checagem de Impermeabilizações (infiltração).

A Análise da edificação, objeto de perícia, está baseada de forma não destrutiva e identificadas no relatório técnico, tendo como resultado, à análise técnica do fato ou da condição relativa à estrutura, mediante a verificação "in loco", voltado sempre para o enfoque da segurança e da manutenção predial, de acordo com diretrizes da norma NBR 13.752 / 1996 - Perícias de Engenharia na Construção Civil.

É obrigatório para todos os proprietários com interesse em envidraçar suas sacadas, devendo para tanto, contratar um Engenheiro Civil que emitirá atestado técnico com parâmetros na NBR 16259:2014 - Sistemas de envidraçamento de sacadas - Requisitos e métodos de ensaio, estabelecendo os requisitos e os métodos de ensaio que asseguram o desempenho dos sistemas de envidraçamento de sacadas, em edificações de uso público ou privado.

O síndico ou a administradora, com base em parecer de especialista, poderão autorizar ou proibir a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação.

Com a finalidade de isentar de Responsabilidade Futura, as edificações vizinhas localizados no entorno de uma nova obra, podem sofrer danos decorrentes de diversas atividades de máquinas e operários no canteiro de obras. Com o intuito de prevenção, é importante constatar, através de relatório técnico, qual o estado prévio das edificações vizinhas, antes do início de obras, para que eventuais reparações futuras, sejam justas e devidas. Desta maneira, desenvolvemos laudos detalhados com registro fotográfico das edificações existentes no entorno da obra, com o objetivo de resguardar seu cliente facilitando a comprovação de responsabilidades futuras.

Avaliar o patrimônio é uma tarefa que requer seriedade e competência, seja na avaliação de imóveis, bens móveis ou intangíveis alheios. Nessa atividade, o profissionalismo irrepreensível e a constante atualização tecnológica, adquirida ao longo dos anos, leva à precisão, aos valores venais e locativos dos bens avaliados, fundamentais para um bom negócio.

A avaliação de imóveis forma um extenso campo profissional reservado aos engenheiros e arquitetos especialistas na área de engenharia econômica e de avaliação.

A Resolução nº 218 do CONFEA fixa as atribuições profissionais do engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo nas diversas modalidades.

A legislação federal e estadual prevê a possibilidade de recuperação através de crédito no ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) a pagar pelo contribuinte, de parte do imposto pago sobre as contas de energia elétrica.

Sendo elaborado seguindo a normatização brasileira o laudo técnico sobre o consumo de energia elétrica é um documento que habilita a contabilidade do contribuinte a fazer a apropriação do crédito de ICMS mensalmente, sem necessidade de prévia comunicação ou autorização das secretarias das fazendas estaduais.

O plano de desativação é um projeto elaborado para ser executado e desativar a atividade ou a propriedade de modo que não cause impactos significativos ao ambiente e ao entorno. São analisados a situação ambiental atual e as atividades que podem ter alterado a qualidade do meio ambiente do local. O plano deve ser apresentado ao órgão ambiental responsável pelo município ou estado para evitar futuros problemas em relação à área que era utilizada pela atividade.

Realização de procedimentos para obtenção da licença prévia, licença de instalação e licença de operação (CETESB e Prefeituras). Renovação de Licença de operação.

Torne-se um deles! Vamos conversar?!

Não gosta de formulário? Ligue agora para (11) 98032-8669 ou fale conosco pelo WhatsApp.

Excelente trabalho. Muito profissional.

André Luis Teixeira

[Envie seu Orçamento pelo WhatsApp]
Envie seu Orçamento pelo WhatsApp