Cookie Consent by Free Privacy Policy Generator

4 obrigações de fim de ano no setor Contábil

Quais são as obrigações contábeis no fim do ano? Já está com o planejamento contábil da sua empresa? Conheça as principais obrigações do setor contábil para o fim de ano!

[4 obrigações de fim de ano no setor Contábil]
4 obrigações de fim de ano no setor Contábil

O final de ano é bem movimentado no setor contábil. São diversas entregas, obrigações e demandas que precisam ser finalizadas para as empresas conseguirem aproveitar ainda mais essa época.

Agora, o apoio e suporte dos contadores é fundamental. São eles que ajudam a entregar e organizar todas essas obrigações contábeis de fim de ano. Para os profissionais da contabilidade, essa é uma época de muita responsabilidade e atenção.

Por isso, é essencial conhecer quais são as principais obrigações do setor contábil para esse momento e se certificar de que todas serão realizadas. Para conhecê-las é só ler até o final!

Fechamento anual e obrigações contábeis

O fechamento anual e as obrigações contábeis fazem parte da vida de todos os contadores e escritórios contábeis.

Ele é um balanço de todas as movimentações e transações realizadas ao longo do ano pela empresa, apresentando informações sobre a saúde financeira e servindo como base para o orçamento do próximo ano.

No fechamento anual também são incluídas as obrigações do setor contábil específicas de fim de ano. Confira abaixo quais são elas e suas características.

Pagamento do décimo terceiro

O 13º terceiro talvez seja a obrigação mais conhecida pelas empresas no final do ano. Previsto pela Lei número 4.090, o benefício é um direito dos trabalhadores. Seu pagamento é dividido em duas parcelas; a primeira deve ser paga até 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Todos os profissionais contratados com carteira assinada, seja da área rural, urbana ou doméstica, a partir de 15 dias de serviço, já possuem direito ao benefício. Geralmente, essa tarefa está ligada ao RH ou Departamento Pessoal, mas é aconselhado que um contador realize.

Isso porque, assim como outras obrigações contábeis, o pagamento do 13º salário deve constar nos demonstrativos de fim de ano da empresa. Além disso, é mais seguro contar com um contador ou escritório contábil para realizar os cálculos e garantir que tudo está certo.

Importante destacar que o 13º terceiro e as férias coletivas são contas diferentes. Isso significa que, mesmo sendo pagas no mesmo período, seus cálculos diferem, assim como os valores.

Férias coletivas

As férias coletivas são um período em que todos os colaboradores ou uma determinada área da empresa recebem um descanso. Elas são previstas na lei, especificamente no artigo n.º139 da CLT.

Esse período de descanso coletivo pode ser dividido em duas vezes, mas em nenhuma delas a duração pode ser menor que dez dias. Um detalhe importante é que esse tipo de férias não são obrigatórias, portanto, cabe às empresas decidirem se elas serão concedidas.

Agora, o papel dos contadores é ajudar e orientar as empresas sobre o cumprimento das obrigações legais que envolvem esse período, como os encargos, pagamentos, direito às folgas e determinação dos períodos.

Balanços financeiros e demonstrativo de resultados

Os balanços financeiros de fim de ano são análises, não só da gestão contábil, mas de tudo o que envolve a área de contabilidade e financeira da empresa. Eles abrangem o desempenho de todos os 12 meses do ano, com base em dados, relatórios e documentos.

Assim fica mais simples identificar e entender a situação financeira e patrimonial da empresa, analisar se as obrigações tributárias e as atividades contábeis estão corretas. Veja abaixo quais são os demonstrativos e balanço que não podem faltar no setor contábil.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, é um resumo de todas as operações financeiras para entender se ela teve lucro ou prejuízo. Legalmente, esse relatório deve ser realizado uma vez por ano, mas as empresas costumam realizá-lo, em média, três vezes.

O documento apresenta o resultado das atividades gerais da empresa, incluindo as receitas, despesas, taxas, impostos, entre outros. Existem diversos modelos de DRE que podem ajudar neste momento.

O importante é que eles sejam aplicados à realidade da empresa, assim é possível evitar quaisquer problemas e enganos.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é um relatório que une todos os ativos e passivos de uma empresa. Isso inclui os bens, recursos, dívidas, obrigações e até mesmo os direitos. Ou seja, é um levantamento detalhado sobre a situação financeira da empresa.

Esse é um dos documentos mais importantes para a empresa. Por isso, saber como fazer balanço patrimonial é essencial. Ele apresenta tanto os cenários contábeis, quanto os econômicos.

Importante ressaltar que o balanço patrimonial é exigido por lei aqui no Brasil.

Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

A DLPA, ou Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados, é um documento bem importante. Isso porque ele apresenta todas as alterações ocorridas no Patrimônio Líquido.

O objetivo do DLPA é informar não só a movimentação de saldo da conta de Lucros e Prejuízos, mas também o resultado e a distribuição dele. Para ser feito, é necessário que o setor contábil tenha finalizado o DRE e o Balanço patrimonial.

Planejamento financeiro

Por fim, mas não menos importante, está o planejamento financeiro para o próximo ano. Para ser realizado, é essencial contar com um contador, afinal, o profissional já sabe como fazer o planejamento financeiro adequado e estratégico.

É importante se atentar – o planejamento financeiro deve ser realizado por último. Isso porque é nesse ponto que todas as entregas e obrigações do setor contábil foram realizadas, fornecendo uma visão mais ampla da saúde financeira.

Com isso, fica mais fácil criar previsões para o próximo ano, determinar os gastos e recursos para o crescimento da empresa e muito mais. Tudo de forma saudável e sem prejudicar as operações.

Garanta as entregas das suas obrigações contábeis

O fim de ano é bem movimentado no setor contábil. São muitas entregas e obrigações que precisam ser cumpridas. Para as empresas, o apoio e suporte de um contador é fundamental para garantir precisão e qualidade.

Você ainda possui alguma dúvida sobre as 4 obrigações de fim de ano no setor Contábil

Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e Whatsapp.

Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.

Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!

Gostou do post? Comenta aí!


[Fale conosco pelo WhatsApp]
Envie seu Orçamento pelo WhatsApp