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A Importância da Comunicação Interna para Pequenas Empresas

Manter o time sempre informado e engajado é um dos pontos primordiais para o sucesso de uma empresa e a satisfação de seus colaboradores

[A Importância da Comunicação Interna para Pequenas Empresas]
A Importância da Comunicação Interna para Pequenas Empresas

Vamos falar de um tema muito importante para qualquer tipo de empresa: a comunicação. Porém, focaremos mais em abordar a comunicação interna para pequenas empresas. Mas, afinal, você sabe como pode ser feita uma comunicação interna eficiente e o quanto ela pode ser fundamental para o bom andamento do seu negócio?

Além de ser primordial para melhorar o relacionamento entre a organização e seus colaboradores, a comunicação bem feita e gerida da forma correta alinha todos os aspectos da empresa, colocando todo mundo “na mesma página”.

Atualmente, muitas empresas de porte pequeno ou que estão entrando no mercado agora não possuem uma comunicação interna adequada. Muitas vezes isso não é tratado como prioridade. Porém este é um aspecto que deve ser trabalhado com muita atenção. Deve ser executado com planejamento e estratégias adequadas.

E então, será que seus colaboradores têm uma boa visão da sua empresa? Acha que existe uma boa comunicação dentro do seu negócio. Venha com a gente para saber tudo e um pouco mais sobre este tema e como o crescimento do seu negócio pode ser impactado.

O que é a Comunicação Interna?

A comunicação interna é uma das áreas da comunicação organizacional que tem como foco a comunicação entre a empresa e seus colaboradores. É a interação entre a empresa e seu público interno. Isso é feito através de um planejamento correto. Desta forma, o objetivo é também prezar pelo bem-estar da organização e seus colaboradores, compartilhando informações e experiências.

Assim, o principal propósito final da comunicação interna é fazer com que os colaboradores se sintam bem, respeitados e valorizados no ambiente corporativo. Neste caso, essa sensação é transmitida por meio da boa e atualizada informação a todos, sobre tudo que ocorre dentro da organização. Desta forma, a provável consequência é que a performance cresça, já que eles se sentirão engajados e motivados com causas e discussões ligada à empresa.

Além desse benefício, ter uma empresa organizada faz com que seus colaboradores tenham uma boa visão de seus princípios como ‘’clientes’’. Assim, em nenhum momento irá surgir uma visão negativa. Muito pelo contrário. Sua empresa será bem vista até pelos seus próprios clientes e a sua mensagem será passada corretamente, gerando resultados positivos.

A comunicação interna deve seguir os princípios da cultura da empresa, fazendo com que se torne transparente e clara para os colaboradores e o público externo. Então, a seguir, você verá alguns requisitos e dicas para sua aprimoramento. Confira!

10 dicas para ter uma boa comunicação interna

1. Ouvir os colaboradores

É importante ter todas as visões sobre a empresa, principalmente daqueles colaboradores que lidam diretamente com o público externo.

2. Melhorar o ambiente

Tornar o ambiente de trabalho leve para que os colaboradores se sintam bem e acolhidos e que tenham interação entre os setores para trazer mais estímulo, fortalecendo assim toda a equipe.

3. Informações para público externo

Todas as informações passadas para o público externo da empresa devem ser alinhadas com antecedência para todos da empresa. Isso porque é importante que os colaboradores estejam instruídos e preparados, para não correrem o risco de serem pegos de surpresa. Lembre-se: quanto mais informado estiverem, mais aptos estarão e mais se sentirão parte da empresa.

4. Realizar trabalho em equipe

Duas cabeças pensam melhor que uma e essa regra se mantém aqui. O coletivo atrai visões diferentes e motiva os colaboradores. Portanto, é extremamente válido promover e incentivar trabalhos e ações em equipe.

5. Integração de novos colaboradores

Sempre que novos colaboradores chegam, é essencial fazer com que eles entendam de forma completa a cultura da empresa. Mantê-los informados sobre tudo que acontece dentro da organização fará com que a integração ocorra de maneira natural e ninguém se sentirá isolado ou fora do contexto.

6. Eventos internos

Ano Novo, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e tantas outras datas comemorativas ao longo do ano. Estes eventos podem e devem ser celebrados dentro das empresas. É um instrumento para promover a integração entre os times. É imprescindível que os colaboradores estejam engajados nos projetos internos e que a comunicação seja impactada. Eventos internos e externos são fundamentais para novos conhecimentos e interações.

7. Endomarketing

É o marketing interno da organização. É realizado através de ações que tem por objetivo melhorar o engajamento e a imagem da empresa na visão dos colaboradores. Isso acaba impactando na motivação da equipe e na redução do turnover.

8. Gestão por setores

Ter um gerenciamento sobre todas as áreas é muito importante para se controlar o que acontece dentro da empresa e suas respectivas ações. O gestor deve agir como um líder, organizando o ambiente e motivando a sua equipe.

9. Murais, caixa de sugestão, intranet, newsletter

Estes e outros recursos podem servir como boas alternativas para a divulgação de informação interna. Além de serem meios para que todos estejam conectados.

10. Ferramentas de comunicação

Disponibilizar uma plataforma oficial de chat para comunicação entre todos da empresa é essencial. A comunicação encurta distâncias e gera praticidade. Assim, o tempo que otimizamos nos dá mais possibilidades para aprimorar a produtividade.

Para cuidar destas áreas e colocar em prática todas essas ações, um profissional de Relações Públicas é fundamental. Ele tem o objetivo de fortalecer o sistema institucional. Muitos não sabem, mas é ele que cuida da imagem reputação e identidade da empresa. Essas características estão totalmente ligadas com a missão, visão e valores.

  • Função estratégica: definir os princípios organizacionais, como missão, visão e valores;
  • Função administrativa: tem o objetivo de criar relações confiantes com credibilidade entre a organização e seus públicos;
  • Função mediadora: compreende a comunicação como fator essencial para a relação com os públicos;
  • Função política: concentra-se especificamente nas relações de poder.

A comunicação interna pode reduzir os efeitos de uma possível crise. Por isso, o profissional de relações públicas deve estar sempre preparado para lidar com esse tipo de situação.

No mundo moderno, mais do que nunca, a imagem, reputação e identidade da empresa se tornaram essenciais. Isso porque, com toda a tecnologia existente, tudo se torna notícia muito fácil. Por isso, é necessário que se trabalhe a comunicação interna e externa com seus respectivos públicos. Seguindo estas dicas, sua empresa terá uma comunicação eficaz. Assim, as engrenagens da organização rodam rumo ao desenvolvimento.

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