Cookie Consent by Free Privacy Policy Generator

Porque é difícil abrir uma empresa no Brasil

Se você pretende abrir o próprio negócio, é recomendável conhecer não apenas o bônus, mas também o ônus de abrir empresa.

[Porque é difícil abrir uma empresa no Brasil]
Porque é difícil abrir uma empresa no Brasil

Em tempos de turbulências econômicas não são poucos os empregados que pensam em deixar uma vida de carteira assinada para empreender. Embora empreendedores não lidem com o tão temido desemprego, outros fatores devem sem considerados antes de se abrir empresa, especialmente no Brasil. Por aqui, alguns fatores como a burocracia exagerada, a alta carga tributária e uma legislação trabalhista complexa, tornam a atividade de empreender um verdadeiro desafio! Especialmente para aqueles que contam com pouco conhecimento sobre essas questões.

Se você pretende abrir o próprio negócio, é recomendável conhecer não apenas o bônus, mas também o ônus de abrir empresa. Para saber mais, confira!

Burocracia

Para abrir empresa, além de fazer todo o planejamento e se preparar financeiramente, o empreendedor precisará contar com certa dose de paciência até obter todas as licenças e registros necessários para que a sua empresa possa funcionar.

Primeiramente, será necessário contratar um advogado para formalizar o ato constitutivo da empresa, chamado de contrato social. Posteriormente, será necessário registrar esse documento em um Cartório e também na Junta Comercial.

Se a empresa contar com um local físico, é preciso obter um Alvará de localização e funcionamento junto à Prefeitura do Município onde se localiza, bem como, uma licença do Corpo de Bombeiros atestando que o local atende as normas de segurança.

Por fim, o empreendedor também precisará realizar a inscrição estadual e municipal nos respectivos órgãos fiscais para que possa recolher os impostos. Dependendo da atividade, também serão necessárias licenças complementares, emitidas pelos órgãos regulatórios, como é o caso das licenças ambientais e sanitárias.

Dependendo da localidade da empresa, a obtenção de todas as licenças e a realização de todos os registros pode variar. Por isso é difícil precisar qual o tempo necessário para se regularizar uma empresa e iniciar suas atividades.

Devido a necessidade de tantas autorizações, recomendamos o auxílio de um profissional que, além de tornar o processo mais célere evita que pequenos deslizes acabem atravancando ainda mais a abertura de uma empresa.

Tipos de empresa

Outro entrave para quem pretende abrir empresa diz respeito à necessidade de conhecimentos específicos que podem impactar diretamente no desenvolvimento de um negócio. É o caso, por exemplo, da escolha do tipo de empresa. A legislação brasileira prevê diferentes tipos societários e a optar por um ou outro modelo impacta tanto no regime tributário quanto na forma de responsabilização dos sócios. Por isso, antes mesmo de dar início a formalização do contrato social, é preciso se informar sobre quais os tipos de empresas e conhecer bem qual o modelo que se adapta melhor a sua ideia de negócio.

Tributos

O Brasil é um dos países que conta com uma das cargas tributárias mais altas do mundo. Por aqui, o empreendedor precisa lidar com o pagamento de impostos, taxas, tarifas e contribuições diversas, além das obrigações acessórias que deve cumprir.

Para economizar nos tributos, um empreendedor precisa contar com uma consultoria focada em planejamento tributário, o que acaba exigindo um investimento e a contratação de especialistas que entendam da legislação e da dinâmica tributária.

Além disso, o empreendedor deve contar com uma boa assessoria tributária para dar suporte a toda a administração da empresa. Um contador é o profissional necessário para ajudar na organização financeira, além de posicionar a empresa de forma estratégica evitando que pague tributos a mais ou tenha que arcar com as pesadas sanções do fisco por não cumprir com as obrigações corretas.

Legislação trabalhista

A legislação trabalhista oferece uma proteção especial ao trabalhador, considerando este como parte mais frágil dentro da relação de trabalho. Na prática isso significa que, caso um funcionário ajuíze uma ação contra a empresa, é necessário que o empreendedor comprove que cumpriu todas as obrigações legais e nada deve ao empregado. Para isso, obrigatoriamente terá que contratar um advogado para defender a empresa em juízo e, naturalmente, arcar com os custos disto.  A Justiça, por sua vez, é bastante morosa o que acaba e acaba obrigando os empreendedores a gastarem altas quantias com processos, mesmo que tenham agido em conformidade com a lei.

O cenário se torna ainda pior considerando a falta de mão de obra qualificada em muitas áreas, que favorece demissões e problemas com a justiça. Não é à toa que o passivo trabalhista é uma das questões que mais preocupa empreendedores e onera as empresas.

Inadimplência

Por fim, quem deseja abrir empresa deve levar em consideração a questão da inadimplência, um problema bastante comum para muitas empresas brasileiras. Atualmente, o Código de Defesa do consumidor limita a multa por atraso de pagamento à apenas 2%, produzindo efeitos mínimos para aqueles que deixam de pagar e cumprir com suas obrigações.

Quem pretende abrir empresa no Brasil deve estar pronto para arcar com essa realidade e deve tomar as medidas corretas para coibir a inadimplência sem ter problemas com a Justiça pela aplicação de multas ou penalidades superiores aquelas previstas na legislação.

Em razão dos fatores apontados, empreender no Brasil de fato é uma atividade desafiadora. Para minimizar os riscos e potenciais danos ao empreendedor, a palavra de ordem é planejamento. Por isso, não deixe de contar com o auxílio de profissionais especializados e estude ao máximo seu plano de negócios antes de tirá-lo do papel. Infelizmente, além de todas dessas questões, o Brasil conta com uma altíssima taxa de mortalidade de empresas, que afeta especialmente os micro e pequenos negócios. Para não ser mais um número alimentando essas estatísticas, não deixe de contar com a assessoria dos profissionais certos que podem oferecer serviços de qualidade para o suporte da sua empresa.

Hoje muitos serviços estão focados nas questões dos pequenos negócios e podem oferecer soluções na medida para esse perfil de empresa.

Você pretende abrir empresa? Tinha ideia das dificuldades a serem enfrentadas? Não deixe de contar com serviços da Piello na hora de abrir o seu negócio.

Entre contato atráves da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e Whatsapp.

Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.

Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades pra você!

Gostou do post? Comenta aí!


[Fale conosco pelo WhatsApp]
Envie seu Orçamento pelo WhatsApp