Qual a melhor opção, Autônomo ou MEI?

É melhor se registrar como autônomo ou como microempreendedor individual?

[Qual a melhor opção, Autônomo ou MEI?]
Qual a melhor opção, Autônomo ou MEI?

Existem algumas diferenças entre as duas modalidades, que proporcionam grande impacto.
Atualmente, grande parte dos profissionais utilizam a modalidade autônomo, porém,na maioria dos casos, se trata de pessoas que não consultam um profissional da área, e acabam tendo problemas.
Muitos profissionais estão sendo autuados pela Receita Federal do Brasil, por não ter declarado toda a receita dos anos anteriores, e o imposto mais multas acabam sendo valores exorbitantes.
Apresentaremos abaixo, todos os esclarecimentos:

O que se aplica às duas modalidades

1. Ser o próprio patrão

O autônomo e o Microempreendedor Individual pode ser chefe de si mesmo. Isso significa que possui independência e para atuar. Fazer seus próprios horários, construir as próprias regras e não depender de terceiros para alcançar os resultados que almeja.

2. Trabalha onde quiser

no caso do autônomo, não há endereço fixo, já no MEI, existe a possibilidade de você optar em colocar um endereço fixo ou de informar que o trabalho não tem local fixo. Ou seja, se a sua atividade permitir, pode trabalhar de qualquer lugar, até mesmo da praia no verão.

3. Está à disposição da família

Seja para sair em uma viagem de férias ou para tirar uns dias (ou determinados períodos) para curtir a família, ele pode.  

O que se aplica especificamente ao Autônomo

1. Recebe o quanto conseguir

Não há limitação no faturamento do autônomo. Ele não perderá direitos se faturar acima de uma determinada quantia por ano, por exemplo. Seu salário é definido por seu esforço e dedicação, além da demanda dos clientes, é claro.

2. Pode exercer a atividade que quiser

Não existe um regulamento com uma relação de atividades não permitidas ao autônomo. Cumprindo com os requisitos da própria profissão, ele pode ser o que quiser.

3. Custos mais altos

De contrapartida, o profissional autônomo não está proibido de contratar um funcionário para atuar ao seu lado. Mas os custos são quase impeditivos, pois se equiparam aos exigidos de grandes empresas.

4. Sem benefícios

Se ele quer se aposentar, até pode. Mas terá que contribuir sozinho com o INSS, em condições menos favoráveis. O mesmo vale para fazer um plano de saúde, já que não terá acesso a modalidades empresariais, sabidamente mais baratas.

5. Clientes limitados

Empresas geralmente têm restrições para trabalhar com autônomos, ao menos para estabelecer contratos mais longos. O receio de estabelecer vínculo empregatício e sujeitá-las a ações trabalhistas acaba levando a outras opções.

6. Sem nota fiscal

O fato de não poder emitir nota fiscal é outra razão para limitar seu escopo de clientes. As empresas costumam preferir documentar a operação e negociar com quem recolhe seus impostos.

7. Renda variável

Não há garantia de salário. Se ficar doente, ou trabalha mesmo assim, ou nada recebe. Se um contrato de trabalho não é renovado, não recebe seguro-desemprego ou aviso prévio.

O que se aplica especificamente ao MEI

1. Ter um CNPJ

O CNPJ diz a todos que o MEI existe enquanto empresa. A partir daí, um leque de possibilidades surgem para os contratantes, pois hoje, grande parte das empresas recusam ter relações comerciais com a Pessoa Física.

2. Possibilidade de contratar 1 funcionário

Ter um empregado custa menos ao MEI do que para outros formatos de empresa. Também a burocracia é menor, o que facilita o processo de contratação.

3. Isenção de impostos

Nada é exigido do MEI quanto a impostos federais, como IRPJ, IPI, CSLL, Cofins e PIS. Além disso, seu custo é bastante baixo para o recolhimento do ICMS (tributo estadual) e o ISS (imposto municipal).

4. Direito a benefícios

Com uma contribuição baixa à Previdência Social, ele garante o direito a aposentadoria (por idade ou invalidez), auxílio-doença e salário-maternidade.

5. Suporte especializado

Enfrentando qualquer dificuldade, o MEI pode recorrer ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além disso, para se inscrever, tem direito à assessoria contábil gratuita, que é oferecida por uma rede de empresas contábeis optantes pelo Simples Nacional.

6. Atividade limitada

Se a ideia é exercer uma atividade econômica não prevista entre aquelas que são permitidas ao MEI, ele não poderá se formalizar por esse caminho, perdendo os benefícios aos quais um microempreendedor tem direito.

2. Faturamento limitado

O MEI só pode faturar até R$ 81 mil por ano. Caso supere isso, terá que pagar impostos como uma microempresa. Se ultrapassar R$ 97.200 mil, migrará automaticamente para microempresa. E aí a conta fica mais salgada.

3. Limitações de crédito

Não há como comprovar uma renda superior a R$ 6.750 mil mensais, que é o teto para o MEI. Isso significa que qualquer empréstimo ou cartão de crédito usará no máximo esse valor para estabelecer o limite concedido.

4. Contribui mesmo sem renda

Se o mês for extremamente ruim e não tiver renda, ainda assim o MEI precisa pagar o valor relativo à sua contribuição mensal. Se não o fizer, terá que arcar com multas e juros.

5. Outras limitações

Um MEI só pode ter um funcionário, não pode ter uma filial ou mesmo outra empresa, nem como sócio ou por participação. Também não se aposenta por tempo de contribuição. Isso só ocorre se tiver experiência anterior como CLT e contribuir separadamente com o prazo restante.

Tributação autônomo X tributação MEI

A tributação de alguém que trabalha na informalidade é sempre inferior à de uma empresa, certo? Em teoria, sim. O trabalhador autônomo pagará menos impostos que o MEI caso se mantenha absolutamente à margem da lei.
Mais do que contrariar regulamentos, o que já é questionável do ponto de vista moral, essa é uma escolha que prejudica o próprio profissional. Basta lembrar que ele não poderá se aposentar sem contribuir com o INSS.
É aí que o jogo vira: se desejar se aposentar, paga 11% sobre o salário mínimo ou 20% sobre um valor superior. Já o MEI contribui sempre com 5% sobre o salário mínimo.
E os demais impostos pagos pelo microempreendedor são em quantias quase irrisórias: apenas R$ 1 de ICMS e/ou R$ 5 de ISS, a depender da atividade exercida.

No final das contas, qual a opção mais barata?

Em condições mínimas de equiparação, com o autônomo contribuindo com o INSS, essa escolha já se torna mais cara do que ser MEI. Um microempreendedor não tem custos de formalização e paga pouco em impostos. Além disso, se precisar contratar um funcionário, o autônomo também pagará mais caro.
Ao fator custo, é preciso considerar ainda que as vantagens são maiores para o MEI, muitas delas em razão de possuir um CNPJ.

Nos consulte para adquirir seu CNPJ MEI ou analisar o melhor tipo de empresa para o seu negócio!

Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.

Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades pra você!

Quer conhecer a Piello? Saber mais do nosso trabalho?

Entre contato atráves da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e Whatsapp.

Gostou do post? Comenta aí!


Temos 23 Comentários

  • Administrador

  • Enviado em 14/09/2021 às 14:23:12

  • Olá Neusa, Boa noite!! Que bom que gostou, agradecemos pelo feedback! Desejo muito sucesso para seu mais novo empreendimento! Não tenha medo do mundo dos negócios, as vezes pode ser um pouco assustador, más acredite em você. No começo é um pouco cansativo, pois você tem que se dedicar mais, más não desanime. Nunca se acomode, busque sempre inovar, busque formas de apresentar seus produtos aos clientes, pois as pessoas que compram de você, precisam ver o seu esforço em querer sempre fazer o melhor. Seja uma pessoa neutra em sua loja, nunca deixe as pessoas entrar para levar coisas ruins, você tem que ser bem vista por seus clientes. As vezes aparecem clientes que entram em nossa vida para trazer coisas ruins, então exercite a sabedoria e discirna as pessoas que se aproxima, antes de dar qualquer tipo de confiança. Espero que essas dicas te ajude e desejo que você seja muito feliz!! Se puder postar uma mensagem no meu blog, agradeço de coração ?? https://www.piello.com.br/depoimentos Pra frente!!

  • Neusdeir Souza

  • Enviado em 12/09/2021 às 20:56:10

  • Gostei muito da matéria, pretendo abrir um Bazar e Perfumaria (armarinhos e cosméticos), tenho um espaço de 32 metros para organizar o estabelecimento.

  • Administrador

  • Enviado em 02/09/2021 às 21:30:02

  • Olá Sra. Silvia, Boa noite!! Espero que esteja bem! Vamos lá... Se você sempre recolheu com 20% precisa continuar para ter direito a aposentadoria por tempo de contribuição. Então... Você precisa pagar o MEI (que contribui com5% para Previdência Social) e recolher uma guia adicional de 15% através do carne GPS, com o código 1910. O que você passa a ter depois de abrir o MEI, é possuir um limite de faturamento maior, sem ter que pagar imposto. Caso tenha ajudado e esteja satisfeita, posta um agradecimento em meu blog ;-)

  • silvia c s maia

  • Enviado em 02/09/2021 às 15:10:06

  • Contribuo há muitos anos como autônoma, alíquota de 20%. Quero mudar para o MEI (5%), o que perderia no caso ou ganharia com a mudança?

  • Administrador

  • Enviado em 25/08/2021 às 11:29:59

  • Olá Ernando, Bom dia! Seguem as opções: Autônomo 11% Para aposentadoria por idade (65 homem e 62 mulher); Para ter direito a aposentadoria é necessário ter 15 anos de contribuição paga; O valor do benefício será sempre com base no salário mínimo; Para conseguir o benefício da auxilio doença, auxilio maternidade precisa ter no mínimo um ano de contribuição e Limite mensal de renda ou faturamento sem ter que pagar IRPF 2.230,00 Autônomo 20% Para aposentadoria por tempo de trabalho; Para ter direito à aposentadoria é necessário ter cumprido o prazo de contribuição paga; O valor do benefício será com base nas contribuições pagas (quanto mais contribuições ou quanto mais alto o valor pago, maior será o valor do benefício); Para conseguir o benefício da auxilio doença, auxilio maternidade precisa ter no mínimo um ano de contribuição e Limite mensal de renda ou faturamento sem ter que pagar IRPF 2.230,00 MEI 5% Para aposentadoria por idade (65 homem e 62 mulher); Para ter direito à aposentadoria é necessário ter 15 anos de contribuição paga; O valor do benefício será sempre com base no salário mínimo e Para conseguir o benefício da auxilio doença, auxilio maternidade precisa ter no mínimo um ano de contribuição. Limite mensal de renda ou faturamento sem ter que pagar IRPF 6.750,00 Caso ela já tenha contribuido como funcionária e tenha intenção de se aposentar por tempo de trabalho, é só recolher uma guia complemetar. Espero ter ajudado, e desejo muito sucesso!!

  • Administrador

  • Enviado em 25/08/2021 às 11:20:10

  • Olá Laender, Bom dia! Seguem as opções: Autônomo 11% Para aposentadoria por idade (65 homem e 62 mulher); Para ter direito a aposentadoria é necessário ter 15 anos de contribuição paga; O valor do benefício será sempre com base no salário mínimo; Para conseguir o benefício da auxilio doença, auxilio maternidade precisa ter no mínimo um ano de contribuição e Limite mensal de renda ou faturamento sem ter que pagar IRPF 2.230,00 Autônomo 20% Para aposentadoria por tempo de trabalho; Para ter direito à aposentadoria é necessário ter cumprido o prazo de contribuição paga; O valor do benefício será com base nas contribuições pagas (quanto mais contribuições ou quanto mais alto o valor pago, maior será o valor do benefício); Para conseguir o benefício da auxilio doença, auxilio maternidade precisa ter no mínimo um ano de contribuição e Limite mensal de renda ou faturamento sem ter que pagar IRPF 2.230,00 MEI 5% Para aposentadoria por idade (65 homem e 62 mulher); Para ter direito à aposentadoria é necessário ter 15 anos de contribuição paga; O valor do benefício será sempre com base no salário mínimo e Para conseguir o benefício da auxilio doença, auxilio maternidade precisa ter no mínimo um ano de contribuição. Limite mensal de renda ou faturamento sem ter que pagar IRPF 6.750,00 Caso ela já tenha contribuído como funcionária e tenha intenção de se aposentar por tempo de trabalho, é só recolher uma guia complementar. Observação: Se você contribuir como MEI, não precisa contribui com 11% pois estará pagando em duplicidade. Se for assim, te aconselho pagar uma guia complementar de 15% com o código 1910, e você poderá se aposentar por tempo de contribuição e não por tempo de idade. Se puder, por gentileza, posta seu agradecimento em meu blog Espero ter ajudado, e desejo muito sucesso!!

  • Adelson Passos

  • Enviado em 23/08/2021 às 07:51:02

  • Muito esclarecedor, é importante para pessoas que estão desempregadas tentar algum trabalho para sobreviver, obrigado

  • Laender

  • Enviado em 18/08/2021 às 10:56:25

  • Olá, posso contribuir 11% do mínimo como autônomo (código 1163) e mais os 5% como MEI?

  • Administrador

  • Enviado em 15/07/2021 às 10:03:27

  • Olá Sr. Edson! Bom dia! Perdoa pela demora em lhe responder! O senhor só não pode abrir, caso sua aposentadoria seja por doença. Caso seja por tempo de contribuição, o senhor pode abrir sem medo. Caso queira nos contratar para esse serviço, estamos à disposição. Abraços e sucesso!!

  • Administrador

  • Enviado em 15/07/2021 às 10:02:26

  • Olá Sr. José Dias, Bom dia! Espero que esteja tudo bem contigo! Sim, é possível, caso queira entender melhor, lhe esclareço como meus clientes fazem (baseados em lei) e não terá complicação na hora de solicitar sua aposentadoria. Agende um horário através do telefone fixo (11) 4323-6821. Desde já, estou à disposição e agradeço pelo seu contato!

  • Edson Gonçalves Mota

  • Enviado em 11/07/2021 às 16:01:51

  • Sou aposentado como funcionário público estadual, posso abrir meu?

  • José Carlos A Dias

  • Enviado em 20/05/2021 às 15:18:07

  • é possível contribuir para a previdência como MEI e autônomo ao mesmo tempo?

  • Administrador

  • Enviado em 09/04/2021 às 11:11:40

  • Olá Bruna, Bom dia! Tudo bem? Então, no caso você contribuiu como funcionária ou como autônoma? Caso tenha sido como autônoma, você recolheu com o percentual de 11% ou 20%? Vou te explicar de forma separada abaixo: Os percentuais informados abaixo são aplicados sobre o salário mínimo federal. MEI – O recolhimento da GPS é com base no percentual de 5% e é para se aposentar por idade e com o salário mínimo. AUTONOMO 01 - O recolhimento da GPS é com base no percentual de 11% e é para se aposentar por idade e com o salário mínimo. AUTONOMO 02 - O recolhimento da GPS é com base no percentual de 20% e é para se aposentar por tempo de trabalho e valor do salário, será com base no quanto você pagou.. FUNCIONÁRIO - O recolhimento da GPS é com base no percentual de 7,5%, 9% e 12% sobre o salário e é para se aposentar por tempo de trabalho e valor do salário, será com base no quanto você pagou. Observação: Caso você queira abrir um MEI para poder justificar renda, é bom, pois poderá justificar a renda mensal de R$ 6.750,00 por mês e isso vai te abrir novas portas com relação aos créditos bancários. Como no MEI você acaba pagando apenas os 5% através da guia mensal, é interessante você recolher uma guia complementar de 15% para se aposentar por tempo de trabalho. Se você recolhia como funcionária ou como autônoma 20%, para que você dê continuidade, deverá recolher a guia complementar, e os valores serão somados. Espero ter lhe ajudado e desejo que tenhas muito sucesso! Abraços Piello Contabilidade

  • Administrador

  • Enviado em 09/04/2021 às 11:11:40

  • Olá Araújo, Boa tarde! Espero que esteja bem! Vamos lá.... Com relação ao MEI, a guia é sobre 5% do Salário Mínimo e essa contribuição é para aposentadoria por idade e com base no Salário Mínimo. Quando você faz o recolhimento como Autônomo, poderá recolher de duas formas: 1ª Com 11% para se aposentar por idade e com base no salário mínimo ou 2ª Com 20% para se aposentar por tempo de contribuição e com base nos valores recolhidos. Referente a contratação CLT, a contribuição é para aposentadoria por tempo de trabalho e com base nos valores recolhidos. No caso, caso o senhor queira recolher como MEI, porém quer que ela se aposente por tempo de trabalho, terá que recolher com uma guia complementar com 15% a mais. Espero ter ajudado em sua dúvida. Abraços

  • Bruna Jesus de Souza

  • Enviado em 08/04/2021 às 21:41:46

  • Contribui já 2 anos para o INSS, queria mudar para o MEI pelo valor ser mais baixo. Oque eu já contribui para o INSS não vai valer mais ? É uma boa opção mudar ? Profissional Estéticista.

  • araujo

  • Enviado em 08/04/2021 às 12:38:20

  • Quero cadastrar minha filha de 21 anos no inss como autonoma, mas esta na faculdade e poderá futuramente ser contratada pela clt, ou ser autonoma. Os anos que paguei serão contados para aposentadoria? E se cadastrar como mei, quando for contratada por uma empresa via clt, também contará o tempo de contribuição para aposentadoria?

  • Simone Martins de lima

  • Enviado em 01/04/2021 às 18:55:17

  • Olá Simone, boa tarde! Lhe enviamos algumas orientações por e-mail e qualquer dúvida, pode me contatar nos telefones disponíveis para contato. Sucesso!!

  • Heden

  • Enviado em 09/03/2021 às 11:27:08

  • Bom dia. Qual melhor opção INSS ou MEI, para quem vive de comissão? Resposta: Para recebimento de comissão o recomendável é que seja uma empresa enquadrada no regime Simples Nacional e enquadrada como ME ou EPP. Se você optar por recolher o INSS como Autônomo pagará muito imposto e no MEI não é permitido. O caminho é você entrar em um acordo com as empresas que representa, para que não pague tanto imposto. Caso queira mais esclarecimento, entre em contato por telefone (11) 98032-8669

  • Flavio Pereira

  • Enviado em 09/03/2021 às 11:27:08

  • Bom dia, Qual melhor INSS ou MEI para quem trabalha com comissão? Eu pego um produto e vou para rua tentar vender, se consigo eu recebo somente uma comissão da venda. Resposta: Para recebimento de comissão o recomendável é que seja uma empresa enquadrada no regime Simples Nacional e enquadrada como ME ou EPP. Se você optar por recolher o INSS como Autônomo pagará muito imposto e no MEI não é permitido. O caminho é você entrar em um acordo com as empresas que representa, para que não pague tanto imposto. Caso queira mais esclarecimento, entre em contato por telefone (11) 98032-8669

  • Administrador

  • Enviado em 15/02/2021 às 14:36:26

  • Resp: Olá Ianaculá, Existem as seguintes opções para contribuição do INSS: 1ª AUTÔNOMO com 11% para se aposentar por idade e com base no mínimo. 2ª AUTÔNOMO com 20% para se aposentar por tempo de trabalho, com base nos valores contribuídos. 3ª MEI com 5% para se aposentar por idade e com base no salário mínimo. 4ª Empresário ME, EPP e Normal, 11% para se aposentar por tempo de trabalho, com base nos valores contribuídos. No seu caso, aconselho você a recolher a guia complementar, pois quando você paga o DAS referente ao MEI, está contribuindo com 5% do INSS. Porém, nessa categoria, você se aposentará por idade e com base no salário mínimo Federal. Agora, caso intencione se aposentar por tempo de trabalho e com valor proporcional, terá que recolher a guia complementar com 15% com código 1910.

  • Administrador

  • Enviado em 15/02/2021 às 14:36:26

  • Olá Robson, boa tarde! Vamos por parte rs... 1 - Motorista de aplicativo: Para esse caso, a melhor opção será MEI, ainda mais se tratando de pessoas que recebem através de maquina de cartão. As operadoras de Cartão são obrigadas a transmitir os dados das pessoas que recebem e que pagam através de cartão de c´redito, para Federal. Sendo assim, como pessoa física o motorista pagará muito mais imposto do que como MEI. A única coisa que pouco se fala e que é importante, é que a contribuição previdenciária do MEI é para aposentadoria por idade e com base no salário mínimo. Se você já contribuiu muito tempo como funcionário e considerando que na guia do MEI você recolheu 5% de INSS, é importante permanecer recolhendo os 20% de INSS, fazendo uma guia complementar com 15% sobre o valor que escolher, com código 1910. 2 - Para Cabelereiro, funcionará da mesma forma, porém, é importante saber que se você tem uma pessoa que trabalha contigo como parceiro, o CNPJ do proprietário deve ser ME e o profissionais parceiro podem ser MEI. Observação: Lembre sempre que seu limite anual é R$ 81.000,00 e se ultrapassar, consulte um contador para que não seja surpreendido com uma notificação da Receita Federal.

  • Robson Costa

  • Enviado em 08/02/2021 às 16:57:52

  • Boa tarde! No caso de motorista de APP, qual seria a melhor maneira de contribuir. E também no caso de cabeleireiro, qual a melhor maneira tb. Obrigado por enquanto.

  • Ianaculá Rodarte

  • Enviado em 09/12/2020 às 17:45:19

  • Poderia informar se o profissional do MEI pode paralelamente contribuir para uma outra aposentadoria com 11% ou 20 %. Mas mantendo o seu pagamento mensal do DAS?

[Envie seu Orçamento pelo WhatsApp]
Envie seu Orçamento pelo WhatsApp