Tudo o que você precisa saber sobre onde abrir empresa

Se você não sabe onde abrir a sua empresa e tem dúvidas a respeito do endereço que deve usar, confira esse post e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

[Tudo o que você precisa saber sobre onde abrir empresa]
Tudo o que você precisa saber sobre onde abrir empresa

Escolher onde abrir sua empresa é um passo importantíssimo no movimento de empreender e que demanda muita atenção. Diversos empreendedores têm dúvidas a respeito do local de abertura do seu negócio. Principalmente, quando se diz respeito a uma empresa no ramo do comércio ou prestadora de serviços. Com base nisso, vamos destacar as principais dúvidas a respeito do endereço onde seu negócio estará localizado.

Onde abrir a minha empresa?

Primeiramente, defina se o seu negócio exigirá um local físico, como um escritório ou loja. Após definir como vai funcionar a empresa, há algumas opções e pontos que podem implicar na decisão do local de abertura, e podem variar de cidade para cidade. Algumas regiões não permitem que empresas de determinados segmentos sejam abertas em áreas residenciais, como empresas no ramo do comércio. Por esse motivo se atente às leis do município em que você deseja abrir. Vale ressaltar que as opções dependerão do porte e das necessidades do seu negócio.

Posso abrir empresa no meu endereço residencial?

De acordo com a lei, como MEI você poderá realizar a abertura da sua empresa optando pelo endereço da sua residência. Ainda no caso do MEI, é sempre bom lembrar que a abertura pode ser feita pelo próprio empresário, em poucos passos, através do Portal do Empreendedor.

Mas, caso deseje abrir seu negócio já em outro formato, ou mesmo expandir a empresa para um formato maior, é importante que verifique as regras aplicadas a sua cidade, pois há algumas exceções dependendo da atividade da empresa.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, não é permitida a abertura de empresas no ramo do comércio em regiões consideradas residenciais. Nesses casos a contratação do serviço de endereço fiscal seria uma ótima alternativa.  Mas, caso opte por abrir o seu negócio com o endereço residencial, é importante ressaltarmos que se faz necessário:

  • O dono ou um dos sócios residir no local;
  • Ter a permissão do síndico, se o endereço for em condomínio fechado;
  • A autorização do proprietário, caso a casa seja alugada.

O que é o serviço de endereço fiscal?

O endereço fiscal se torna uma boa alternativa para empresas prestadoras de serviços ou que comercializam pela internet e não precisam ter um prédio físico. Como no caso de arquitetos e engenheiros, que são prestadores de serviços e, ou trabalham de suas casas ou estão em constante movimentação ao visitarem seus clientes e não têm a necessidade de um escritório físico. Basicamente, é um serviço para aqueles que precisam provar a existência física e jurídica do seu empreendimento.

Quais são as vantagens do serviço de endereço fiscal?

Registro legal da empresa

Caso deseje optar por um espaço coworking, por exemplo, poderá utilizar o endereço do espaço como endereço fiscal sem muitas burocracias. E, além disso, manter o seu negócio legal, de acordo com as leis.

Redução de custos

Contratar um serviço de endereço fiscal acaba sendo muito mais econômico do que alugar um prédio ou loja física apenas para abrir a empresa. O dinheiro que você investiria nisso, poderá investir no seu negócio.

Estabilidade

Com o endereço fiscal você não precisará se preocupar com a necessidade de mudar de prédio com o vencimento de um aluguel, por exemplo, te livrando de possíveis preocupações com o trâmite de alteração contratual no CNPJ.

Tem diferença entre endereço fiscal e comercial?

Sim! Endereço fiscal refere-se ao local em que a empresa será tributada, ou seja, o local onde os impostos serão incididos, onde receberá documentos e possíveis acionamentos da Justiça. Já o endereço comercial, refere-se ao local de operação da empresa.

Podemos exemplificar da seguinte maneira: se você não possui um endereço fiscal e abre a empresa no local de operação precisará efetuar uma alteração contratual sempre que necessitar efetuar a troca de prédio. Neste caso, se o endereço fiscal fosse fixo haveria mais flexibilidade quanto às possíveis mudanças no comercial, sem a necessidade de grandes trâmites com alterações contratuais no CNPJ.

Nesses casos é interessante estudar a possibilidade de contratar um serviço de endereço fiscal e assim ser menos burocrático e custoso quando a necessidade de trocar de prédio surgir, visto que seu endereço fiscal estará garantido e você poderá remanejar o endereço comercial segundo as suas necessidades.

Onde abrir um E-commerce?

Como e-commerce, você precisará prestar ainda mais atenção no momento de abertura. Nesses casos ainda é necessário o alvará de funcionamento que é expedido pela prefeitura. Isso dependerá unicamente das leis da cidade em que você pretende abrir o seu negócio. Uma opção também é a contratação de um endereço fiscal que possibilitará o “aluguel” de um endereço para que sua empresa seja formalizada e obtenha o alvará de funcionamento.

Mas qual será a opção ideal para a minha empresa?

Enfim, com todos os planos quanto a sua empresa bem estruturados e todas as pesquisas feitas, é hora de colocar a mão na massa e dar um “start” no seu grande projeto. É de extrema importância que confira as leis da cidade em que deseja abrir o seu negócio, escolha todas as atividades que comporão a sua empresa, estude o atual cenário e coloque o plano em ação.

Não há uma receita pronta quanto ao local ideal, mas com essas dicas você poderá tomar decisões certeiras. Mais uma vez ressaltamos que é de extrema importância que consulte um contador que melhor compreenda o seu cenário e te direcione para dar os primeiros passos.

E então, o que achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida?

Entre contato atráves da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e Whatsapp.

Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.

Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades pra você!

Gostou do post? Comenta aí!


[Envie seu Orçamento pelo WhatsApp]
Envie seu Orçamento pelo WhatsApp