Cookie Consent by Free Privacy Policy Generator

Vale a pena ter um sócio?

Na hora de abrir uma empresa, muita gente se questiona se vale a pena ter um sócio. Por um lado, contar com mais um empreendedor significa unir esforços em prol do negócio, ampliando as possibilidades de lucro e também a base de ativos.

[Vale a pena ter um sócio?]
Vale a pena ter um sócio?

Por outro lado, não é raro escutar histórias de sociedades que acabaram em brigas e empresas quebradas por conta de desentendimentos entre os sócios.

Independentemente do lado bom e do lado ruim de ter um sócio, todo empreendedor precisa ter em mente que a sociedade não é uma condição obrigatória para se abrir uma empresa. Logo, o que importa é fazer uma decisão consciente e bem ponderada sobre a possibilidade de assumir ou não uma sociedade.

Para saber como avaliar a escolha de um sócio, confira algumas dicas que separamos!

Negócio de um empreendedor só

Como explicamos, a sociedade não é uma condição para empreender. Logo, existem diversos modelos de negócios que possibilitam a atuação de apenas um empresário.

Antes de considerar a sociedade, tente pensar quais seriam as vantagens e desvantagens de administrar sua empresa sozinho. Avalie essa questão considerando cada modelo de empresa, bem como as responsabilidades e até a carga tributária, para saber se a sua escolha é vantajosa.

Procure considerar também todas as dificuldades de empreender e considere em que medida uma sociedade poderia trazer mais benefícios do que a atuação solo.

Capital inicial

Muitos empreendedores buscam um sócio quando não possuem capital suficiente para começar a empresa. Porém, essa questão é um ponto a ser analisado com muita atenção.

Existem outras alternativas como o empréstimo, por exemplo, que podem ser mais vantajosas do que a sociedade. Algumas linhas de crédito chegam a oferecer facilidades para pequenas empresas, por isso, vale considerar outras opções e se informar antes de fechar a sociedade.

Habilidades complementares

O ideal é sempre que os sócios se complementem tanto na relação interpessoal, quando diante do negócio.

No aspecto pessoal é fundamental que os sócios tenham temperamentos compatíveis e ambos estejam dispostos a estabelecer um bom vínculo de comunicação.

No dia a dia da empresa, é importante que os sócios contem com habilidades complementares. Assim, se um dos sócios é bom com finanças e a parte mais burocrática da empresa, é fundamental que se tenha alguém mais voltado à gestão de pessoas ou mesmo vendas. Quanto mais as habilidades se complementarem em benefício da empresa, maiores são as chances de prosperidade do negócio e menos atritos societários.

Conhecimento sobre o negócio

Embora as habilidades devam ser complementares, ambos precisam ter expertise e conhecimento sobre o próprio negócio. Na prática isso significa dizer que ambos devem dominar bem os dados do mercado, a clientela e a concorrência, além de obviamente os produtos e serviços que oferecem.

É tarefa de todos os sócios conhecer os pontos fortes e fracos do seu negócio e trabalharem juntos para a melhoria da empresa. Assim, antes mesmo de escolher seu potencial sócio, avalie sua disponibilidade e interesse perante o negócio, bem como a sua afinidade com o projeto.

Confiança e acordo entre sócios

A confiança é outro elemento que deve fazer parte de uma sociedade. Muitas vezes, antes de partir para a formalização da empresa propriamente, vale a pena investir no desenvolvimento conjunto de projetos, para que se analise a dinâmica profissional e pessoal dos sócios.

Mesmo que haja confiança, também é recomendado que se formalize um “Acordo de Acionistas”. Por meio deste documento é possível pactuar sobre as tarefas e funções de cada sócio, além de divisão de lucros, pró-labore, regime de férias, entre outras questões pertinentes à sociedade.

A elaboração desse documento deve se dar logo no início da sociedade para que todos os pontos sejam esclarecidos antes mesmo de formalizar aspectos mais sérios da empresa.

Missão e propósito alinhados

É fundamental que ao definir a missão e o propósito do negócio os sócios estejam alinhados. A clareza com relação às funções de cada um, bem como, de que maneira contribuem para a empresa como um todo, é o primeiro passo para promover o engajamento e também a harmonia na relação entre empreendedores.

Objetivos futuros em comum

Ter objetivos futuros e comuns para a empresa é uma característica de muitas sociedades que deram certo. A falta sinergia no que se refere ao futuro do negócio é uma questão que costuma gerar muitos desentendimentos e brigas. Quando um sócio quer fazer a empresa crescer, por exemplo, mas o outro sócio prefere atuar em uma estrutura pequena de negócio, começam logo os desentendimentos. Por isso, antes mesmo de iniciar a sociedade vale a pena fazer o exercício de vislumbrar o que cada um pretende para o futuro da empresa.

Solução de conflitos

Mesmo quando uma empresa está em uma fase embrionária é possível antever alguns impasses e problemas que podem ocorrer. Na própria elaboração do Plano de Negócios, muitos empreendedores já compreendem sobre a fragilidade de seus projetos. Assim, antes mesmo de estabelecer a sociedade é importante trabalhar com transparência e honestidade, procurando sempre antecipar eventuais problemas e suas soluções.

Os sócios devem saber o que fazer em caso de conflito e como devem reagir para evitar que os impasses se tornem ainda maiores.

A escolha de um sócio deve considerar diferentes fatores, por isso nunca se atenha apenas a uma qualidade ou um defeito para tomar a sua decisão. Lembre-se que para atuar em sociedade você também precisa estar disposto a negociar, ceder e sempre estar aberto ao diálogo. Como diria o provérbio “se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado”. Cabe ao empreendedor saber onde e como quer chegar com sua empresa.

Você está com dúvidas sobre a sua sociedade ou está constituindo uma nova empresa?

Entre contato atráves da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e Whatsapp.

Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.

Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades pra você!

Gostou do post? Comenta aí!


[Fale conosco pelo WhatsApp]
Envie seu Orçamento pelo WhatsApp