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Segurança e Medicina do Trabalho

O termo segurança e medicina trabalho parece um pouco vago, não é? Afinal, o que significa garantir a segurança dos seus funcionários? Além de manter a integridade física das equipes, o que mais estaria incluso? Saber o conceito e investir em segurança traz retornos para a empresa que vão além da integridade dos colaboradores.

[Segurança e Medicina do Trabalho]
Segurança e Medicina do Trabalho

A segurança e medicina de trabalho estão previstas em lei por meio da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) portanto é algo imprescindível a qualquer empresa — afinal, os colaboradores têm direito a um ambiente de trabalho salubre e sem riscos de acidentes. Para isso, as organizações precisam contratar o serviço de assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho.

Podemos dizer que essa consultoria realiza todo o trabalho direcionado ao cumprimento das normas vigentes de segurança, impedindo que a organização sofra penalidades.

Mas, afinal, como é feito? Conheça esse nosso serviço. Acompanhe para conferir tudo sobre a assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho!

Saiba qual o objetivo da Segurança e Medicina do Trabalho

Obviamente, toda função possui seus riscos. Ao passo que algumas podem criar problemas respiratórios a longo prazo, por exemplo, outras podem ocasionar acidentes fatais. Justamente por isso, é fundamental o esforço de reduzir ou mesmo extinguir esses riscos, tanto quanto possível.

Nesse sentido, a Segurança e Medicina do Trabalho são um conjunto de tecnologias e práticas cujo foco é proteger o colaborador no ambiente corporativo, reduzindo ou evitando doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Podemos citar entre as suas principais ações identificar, analisar e fiscalizar todas as situações de risco, possibilitando a promoção da saúde e a prevenção de acidentes.

O que é uma assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho?

Como dissemos, a consultoria em Segurança e Medicina do Trabalho opera disponibilizando auxílio às empresas. Seu principal objetivo é adaptar a empresa-cliente às legislações brasileiras trabalhista, ambiental e previdenciária, assim como às normas técnicas nacionais e internacionais, caso seja necessário.

Muitas vezes, essa assessoria é contratada por organizações que ainda não possuem um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) próprio, e às vezes por algumas que já o possuem.

Assim, ela é capaz de garantir um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e eficiente tanto para os funcionários como para a gestão e a organização, como um todo.

As principais atividades envolvidas

Toda assessoria de Segurança e Medicina do Trabalho deve ser realizada com a execução de um diagnóstico de segurança para as instalações da empresa, de acordo com cada NR (Norma Regulamentadora). Isso é formado pelos seguintes serviços:

  • — domínio sobre a atualização e mudanças das novas Normas vigentes;
  • — diagnóstico geral para determinação das adaptações necessárias conforme as Normas Regulamentadoras;
  • — atividades desenvolvidas pela organização para realizar os ajustes conforme as Normas vigentes.

Após elaborar esse diagnóstico, a empresa de assessoria poderá tomar os devidos cuidados com relação a cada processo empresarial — tornando possível, assim, que todos os procedimentos necessários sejam implementados a fim de assegurar a segurança dos empregados em suas ações.

A contratação de uma consultoria possibilita prever, reconhecer, analisar e monitorar todos os riscos característicos ao ambiente de trabalho por meio da ação de profissionais capacitados.

Além disso, a empresa pode doutrinar os colaboradores não só por meio de treinamentos, mas também de ordens de serviço e precauções para evitar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho — garantindo que a organização aplique todas as medidas definidas pelo Ministério do Trabalho.

Por que contratar uma empresa de
Assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho?

Sabemos que trabalhar o capital humano é uma ação muito importante, delicada e difícil. Levando em conta que esse é o maior patrimônio que uma organização pode ter, cabe às empresas ficar alerta a essa prioridade — e contar com o apoio de uma empresa de Consultoria em Segurança e Medicina do Trabalho altamente competente pode ser fundamental nessa tarefa difícil.

Obviamente, quando acontece algum acidente, o empresário é quem tem o dever de assumir todos os custos provocados tanto à empresa quanto a todos os envolvidos. Agora, caso a organização tenha os programas de segurança devidamente estabelecidos, esses acidentes podem ser evitados.

Além disso, pelo fato de as NR’s serem obrigatórias, se não estiver de acordo com elas a sua empresa poderá pagar multas demasiadamente caras, podendo até sofrer a interdição do negócio. Por outro lado, atender essas normas também é um excelente investimento de retornos a curto, médio e longos prazos. Afinal, isso resulta, dentre outras coisas, em:

  • — melhor satisfação profissional;
  • — redução de passíveis trabalhistas;
  • — otimização na qualidade de trabalho dos colaboradores;
  • — diminuição de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
  • Diante de tudo isso, contratar uma empresa que zele por essa área ainda economiza o seu tempo e o seu dinheiro. Além disso, com o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), as leis trabalhistas serão estabelecidas e acompanhadas digitalmente.

    Vale dizer, também, que não se adequar ao eSocial potencializa o risco de não cumprimento das obrigações. Aderir a esse sistema pode parecer um grande problema, devido ao fato de ele ser um apanhado de exigências — todavia, com auxílio de uma boa assessoria especializada, todo o processo se torna muito mais eficaz.

    A sua padronização permitirá uma checagem mais rápida e simples das informações, e possibilitará que elas se cruzem entre os departamentos da organização. Afinal, todos os adicionais de pagamento serão notificados em eventos paralelos, pela Segurança e Saúde Ocupacional e pelo RH, além de algumas informações como a emissão de CAT (Comunicação de Acidentes do Trabalho) e ASO (Atestados de Saúde Ocupacional).

    Enfim, podemos afirmar que a organização que investe em uma assessoria de Segurança e Medicina do Trabalho obtêm muitas vantagens. Com a implementação de programas e treinamentos, a realização de laudos e as auditorias em dia, é possível otimizar a sua produção e reduzir gastos adicionais com a eventual perda de mão de obra, em casos de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

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Se a sua empresa ainda não tem o Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho, ou tem, mas se você acredita que ele pode, ou deve ser melhorado, entre em contato e solicite um orçamento.


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Quais são as funções de quem atua na segurança e medicina do trabalho?

As funções dos profissionais que atuam na segurança do trabalho podem variar de acordo com o nível da formação, e cada profissional tem papel importante na composição da equipe.

Veja as principais funções:

  1. Cria planos de prevenção;
  2. Produz laudos técnicos;
  3. Elabora e assina documentos e projetos de segurança;
  4. Desenvolve programas de prevenção;
  5. Realiza inspeções;
  6. Orienta os colaboradores;
  7. Analisa a conformidade da empresa para atender às exigências legais.

Confira as funções relacionadas:

  1. Realiza inspeções no local de trabalho e em equipamentos para averiguar fatores de riscos;
  2. Elabora e ministra treinamentos de segurança;
  3. Orienta funcionários sobre normas de segurança;
  4. Investiga causas de acidentes para propor medidas de prevenção.

Veja as atribuições do cargo:

  1. Responsabiliza-se pela saúde ocupacional;
  2. Realiza exames de admissão e demissão;
  3. Oferece consultas em caso de acidentes;
  4. Oferece consultas para prevenir doenças ocupacionais.

Veja as principais funções:

  1. Apoia e orienta os funcionários sobre melhores práticas de saúde e bem-estar;
  2. Trata ferimentos e lesões;
  3. gestão da equipe e saúde dos funcionários.

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